Notícias

Veja as últimas notícias sobre o Instituto Bem da Amazônia.

Webinar detalha artigo publicado na Nature sobre risco de colapso na Amazônia com coautora do estudo

20/02/2024 00:00

Na última semana, causou grande repercussão a capa da revista Nature, uma das principais revistas científicas do mundo. A publicação destacou o artigo em que pesquisadores alertam que se não forem tomadas ações urgentes, a partir de 2025 pode se intensificar um processo de redução substancial na cobertura de floresta na região amazônica, o chamado ponto de não-retorno, com o bioma perdendo capacidade de regeneração.

Para detalhar o estudo, explicar a metodologia e os principais pontos de desafios encontrados e de medidas para evitar esse cenário que podem ser acionadas, a Rede Amazônidas pelo Clima (RAC), a plataforma Amazônia Vox realizam um webinar ao vivo no dia 11 de março, às 19h30 (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Participantes - Amazônida de Belém, capital do Pará, a geógrafa Nathália Nascimento é uma das coautoras do artigo, que inclui uma equipe de 24 pesquisadores de todo o mundo, sendo 14 brasileiros.

A pesquisadora, inclusive, foi citada entre as 10 mulheres e meninas da ciência, em lista publicada na página do Amazônia Vox no início deste mês, em alusão à data celebrada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nathália tem maior foco de atuação de suas pesquisas na temática das mudanças climáticas, com ênfase na adaptação e restauração de ecossistemas florestais. É geógrafa e doutora em Ciência do Sistema Terrestre. Trabalha com estudos de dinâmica de uso da terra e políticas públicas na Amazônia. É especialista em modelagem espacial de sistemas ambientais e socioeconômicos.

Para mediar a apresentação e a interação com perguntas do público online, que poderão ser feitas ao vivo pelo chat, estará o jornalista e mestre em comunicação Daniel Nardin, idealizador da plataforma Amazônia Vox e cofundador do Instituto Bem da Amazônia.

Também irá mediar o webinar, contribuindo com o debate, a co-fundadora da Rede Amazônidas pelo Clima (RAC), Carol Rocha, consultora sênior da LaClima. A pesquisadora lidera projetos sobre litigância e justiça climática em parceria com entidades internacionais e do terceiro setor brasileiro. Com formação em direito pela Universidade Federal do Pará, obteve mestrado com foco na atuação do STF em matéria ambiental, além de doutorado em justiça climática e ambiental.